TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA E ULTRASSOM

EXAMES DE TOMOGRAFIA, RESSONÂNCIA E ULTRASSOM.

ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo. Sendo assim, serve para:
• Diagnosticar a gravidez;
• Avaliar o desenvolvimento do feto;
• Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
• Visualizar as estruturas dos músculos, articulações ou tendões.
• Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.

O exame consiste em fazer deslizar sobre a pele um pequeno aparelho chamado transdutor, que emite ondas sonoras de alta frequência, que são captadas de volta sob a forma de eco. Passa-se um gel adequado sobre a pele, na região a ser examinada, e sobre ele faz deslizar-se o transdutor que emite as ondas sonoras e as capta de volta.

tomografia computadorizada é um exame de imagem não invasivo. É a junção do equipamento do Raio-X com computadores programados capazes de produzir imagens de altíssima qualidade dos órgãos internos.
Por combinar a imagem de múltiplos raio-x, esse exame oferece um estudo muito mais detalhado do que uma radiografia comum. Esse exame tem a finalidade de explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.
É muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Devido ao grande poder de detalhamento, são capazes de detectar nódulos ainda pequenos que, mais tarde, podem se tornar tumores.

ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo e indolor que produz imagens de órgão internos e tecidos em 2D e 3D com alta definição.
A ressonância, ao contrário da tomografia, não emite radiação, e o contraste (quando necessário) não costuma causar reações alérgicas. É um exame com múltiplas utilidades. Por capturar imagens com detalhes e em alta definição, pode ser usado para analisar suspeitas e condições muito diversas, como esclerose múltipla, tumor cerebral, tumor nas mamas, coágulos, hérnia de disco, lesões nas articulações, tendinites, alterações no fígado, acidente vascular cerebral (AVC) em estágio inicial, traumas, entre outras.

Para valores e agendamentos, entre em contato conosco!