RAIO X, MAMOGRAFIA, DENSITOMETRIA

EXAMES DE RAIO X, MAMOGRAFIA, DENSITOMETRIA.

O exame de raios X ou radiografia é um exame de imagem não invasivo muito popular, que ajuda no diagnóstico de fraturas e doenças com o uso de radiação atravessa órgãos e tecidos e cria imagens da região de interesse.
Os tecidos do corpo humano têm diferentes densidades que irão determinar a imagem da radiografia. Os raios X não conseguem atravessar os ossos, então eles aparecem brancos na imagem. Já estruturas moles e preenchidas por ar como os pulmões, que os raios X conseguem atravessar, aparecem pretos.
Os raios X são muito usados para identificar fraturas nos ossos e para diagnosticar doenças em tecidos moles, como no aparelho gastroesofágico (um exemplo é o refluxo gastroesofágico) e nos pulmões. O pulmão de pessoas que têm pneumonia ou derrame pleural, por exemplo, aparecem com manchas esbranquiçadas. Dessa forma, radiologistas treinados conseguem analisar as características da imagem e fazer diagnósticos e solicitar exames complementares para prosseguir em uma investigação clínica.
O raio X também é útil para investigar suspeitas de câncer. A mamografia, inclusive, não deixa de ser uma radiografia, pois também usa os raios X de forma específica para diagnosticar distúrbios da mama, principalmente o câncer de mama.
A densitometria óssea é um exame de imagem muito utilizado para diagnóstico da osteoporose, pois permite avaliar a densidade dos ossos da pessoa e, assim, verificar se houve perda óssea. Por isso, a densitometria óssea é indicada pelo médico quando a pessoa apresenta fatores de risco para a osteoporose, como menopausa, envelhecimento e sedentarismo, por exemplo.
densitometria óssea é um exame simples, indolor e que não necessita de preparos para ser realizado, sendo apenas indicado que a pessoa informe se toma algum medicamento ou se realizou algum exame com contraste nos últimos 3 dias anteriores ao exame de densitometria.
é considerada o principal exame para identificar perda de massa óssea, sendo considerado o padrão ouro para o diagnóstico da osteopenia e osteoporose. Por isso, o exame de densitometria óssea é indicado quando são observados fatores que levam à diminuição da massa óssea ou que aumentam o risco do desenvolvimento de doenças.

Para valores e agendamentos entre em contato conosco!